NUBANK, o roxinho que é o xodó dos cartões de crédito

Imagem: Divulgação
Como descrevi aqui no blog Roxinho Xodó em minha primeira postagem, conheci o cartão Nubank através de um feed RSS do site CARTÃO E CRÉDITO. Também naquele post deixei explicitada minha surpresa por até então nunca ter lido nada a respeito sobre o roxinho que se transformou nos últimos anos no sonho de aquisição de dez entre dez consumidores brasileiros. Logo eu que procuro estar antenado com tudo de novo que surge. E sendo um leitor assíduo e eclético, parecia impossível que nas dezenas de páginas que abro diariamente na internet, nunca ter encontrado uma referência sequer sobre ele.

De certo modo, minha segunda postagem, onde apresento um resumo de minha vida financeira ao longo dos últimos quinze anos, pode explicar minha ignorância sobre esse cartão de crédito. Pois pelo longo período em que permaneci negativado, e pelo conformismo de não poder possuir um cartão de crédito, não me interessei em acessar sites específicos sobre crédito financeiro. Sendo assim, minhas leituras não interagiam com esse mundo.

Mas não quero parecer repetitivo aqui. Se o leitor tiver interesse em saber mais sobre essa minha experiência, poderá acessar o primeiro post neste link e o segundo post neste link. A introdução acima foi apenas para chegar ao assunto principal desta postagem: que foi meu cadastro para solicitar o roxinho e sua aprovação.

Pois bem, após ler o feed e pesquisar um pouco mais sobro o Nubank, retornei ao site do roxinho e cadastrei-me ali mesmo, pois não havia recebido convite de ninguém. Lá no site temos a opção de solicitar o nosso próprio convite. Confesso que esse cadastro foi todo preenchido sem qualquer esperança de sucesso, pois estava acostumado com o longo período de negativação de meu CPF. E também porque mesmo após minha retomada do crédito e luta para subir meu score, havia sofrido duas recusas de solicitação, sendo uma da Saraiva e outra do Petrobrás Visa. Optei por estes dois cartões porque ambos são sem anuidades, que é um critério de máxima relevância para mim. Porém suas recusas deixaram-me certo de que ainda faltava muito para o resgate pleno de meu crédito.

Após concluir a solicitação, recebi um e-mail de resposta informando que estariam realizando a análise de meu crédito. Isso foi às 12:32hs do dia 25 de setembro de 2017. Até então tudo bem, pois também nas propostas que havia feito dos outros dois cartões também recebi uma mensagem semelhante. Tipo, “recebemos sua solicitação e estaremos analisando...” Blá! Blá! Blá!

Qual não foi minha surpresa quando imediatamente depois desse e-mail, tão logo atualizei minha conta, talvez apenas um minuto após, recebi o convite para completar meu cadastro de crédito. Parte de meu espanto foi porque havia lido que o convite poderia levar até dias para chegar. E talvez nem chegar, se eu tivesse sido incluído na lista de espera ou mesmo ser recusado naquele instante mesmo. Com aquele convite, o certo era de que pela primeira vez em longos anos, uma solicitação de crédito que eu realizava não era recusada em primeira mão.

Ainda descrente, mas com uma emoção profunda, baixei o app do Nubank em meu smartphone e segui as instruções contidas ali para solicitar meu roxinho. O leitor pode rir quando eu assumo que fiquei emocionado, mas somente quem passou por um longo período de privação de crédito como ocorreu comigo, será capaz de comensurar essa emoção.

Após envio dos dados e das fotos e já com a visualização de limite pré-aprovado, recebi a informação do aplicativo de que estaria passando por uma análise e que em alguns dias receberia a confirmação se meu cartão seria enviado.

Já havia lido em uma de minhas pesquisas sobre o roxinho naquele mesmo dia, que quando um solicitante atinge essa etapa, é porque já está aprovado junto ao Nubank. E que na verdade, o que a empresa faz é apenas comparar as imagens dos documentos, com as informações que este solicitante havia enviado previamente. Mas como eu havia me transformado numa pessoa reticente no que diz respeito a uma análise de crédito, preferi conter o entusiasmo e aguardar. 

E às 17:43 do dia 27 de setembro, ou seja, em apenas dois dias, recebi o e-mail informando que o meu cadastro havia sido aprovado e que o meu cartão já se encontrava em fase de produção. Lágrimas nos olhos? Sim, lágrimas nos olhos. E a emoção é inflamada até pela própria mensagem que a empresa nos envia: “Pode comemorar, pois os seus documentos já foram aprovados!” Como se os seus administradores soubessem do bem enorme que fazem para nossa autoestima. Até parece que eles, em algum momento de suas vidas, também tivessem passado por um período de descompasso financeiro e entendessem o quão importante é poder fazer parte da comunidade NU.


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